O símbolo da Cosmebio é colocado em cosméticos naturais ou orgânicos, que são inspecionados anualmente por certificadora independente para verificar a sua conformidade com os critérios. Existem três tipos de símbolo, o apresentado acima indica que 95% a 100% dos ingredientes do produto total devem ser de origem natural (com água e ingredientes minerais ou à base de minerais considerados naturais), 95% a 100% dos ingredientes vegetais devem ser orgânicos e no mínimo 10% dos ingredientes do produto total devem ser orgânicos (com água e ingredientes minerais ou à base de minerais considerados não orgânicos porque não são derivados de uma forma de vida).
A Cosmebio, junto com outras 5 empresas co-desenvolveu os Cosmos-Standard (padrão Cosmos) para haver menos confusão nas certificações entre empresas. Assim, desde 2017, novos produtos desenvolvidos são certificados por estes membros fundadores de acordo com o padrão Cosmos: Mantém-se o logotipo da certificadora que realiza o teste e adiciona-se uma descrição Cosmos - “Cosmos Natural” ou “Cosmos Orgânico”. Produtos desenvolvidos antes de 2017 podem manter o selo antigo sem a descrição Cosmo.
Os outros dois símbolos da Cosmebio são então “Cosmos Natural” quando cerca de 95% a 100% dos ingredientes do produto total são de origem natural (com água e ingredientes minerais ou à base de minerais considerados naturais) e “Cosmos Orgânico” que são abrangidos pela regra dos “Cosmos Natural” mas inclui que 95% a 100% dos ingredientes que podem ser orgânicos devem ser orgânicos e no mínimo 20% dos ingredientes do produto total devem ser orgânicos.